PROGRAMAÇÃO COMPLETA - XI EDIÇÃO - NATUREZA POLÍTICA - 2018
Dia 15/9
sábado - 17hs:
Pré-abertura no Sítio Arte Educação Coworking
Masterclass de Giselle Beiguelman
Mediação: Duo Strangloscope
Endereço: Rua Francisca Luisa Vieira, 53, Lagoa da Conceição
Florianópolis, Santa Catarina
Dia 17/9
2ª feira – 15hs:
Masterclass de Lourival Cuquinha
Mediação: Bianca Tomaselli, Clelia Mello e Duo Strangloscope
Local: UFSC-Sala de Projeção do Curso de Cinema da UFSC - CCE - Bloco D - sala 108
Dia 18/9
18h: Abertura da exposição Vazios Habitados Local: MIS/SC
18h30: Performance Planetário Natureza Expandida – Performance em cinema expandido do Duo Strangloscope e dos artistas Felipe Vernizzi e Rodrigo Ramos
Local: MIS/SC
19h: Abertura da 11a edição da Strangloscope - Mostra Internacional de Áudio, Vídeo/Filme e Performance Experimental - Natureza Política
Local: Sala de Cinema do CIC
19h15: Sessão Homenagem a Josephine Massarella (42 minutos)
Green Dream, 16mm, 23min, Canadá, 1994Josephine Massarella
Light Study, 16mm, 12’30, Canadá, 2013Josephine Massarella
165708, 16mm, 6’37”, Canadá, 2017Josephine Massarella
20h: Performance de Cine Expandido (15’)
PULSO INTRUSO - Performance de Moira Lacowicz e Leonardo Zito
Local: Sala de Cinema do CIC
20h15: Estréia de Vazios Habitados (20min)
Duo Strangloscope
Debate sobre o filme e sobre a exposição com os artistas Duo Strangloscope, Felipe Vernizzi e Rodrigo Ramos
Local: Sala de Cinema do CIC
21h: Programa de longa-metragem
Local: Sala de Cinema do CIC
TRAÇOS DO JARDIM(TRACES OF GARDEN)HD, 71’12”, Suécia/Alemanha, 2014-16 - Dir. Wolfgang Lehmann/Música: Ralf FreudenbergerCom Amparo Tamayan e Shichiro Ozu
Dia 19/9
PROGRAMAÇÃO DE FILMES MEXICANOS
17h30: PROGRAMA HOMENAGEM AO MÉXICO
Local: Sala de Cinema do CIC
Estréia curta-metragem Solo un instante aquí
Duo Strangloscope – México – abril 2018
Curadoria ULTRAcinema:
El Verano de PaulDir. Sandra Loewe (México, 2014), 3 min.
NahualesDir. Ñiña Fea (México, 2017), 2 min.
Adios a la licuadoraDir. Don Anahí (México, 2016), 8 min.
Ñores (sin señalar)Dir. Annalisa D. Quagliata (México, 2016), 3 min.
Untitled, subtitled Dir. Antonio Arango Vázquez (México, 2014), 8 min.
Los Animales Lógicos Dir. Armando Navarro (México -2013), 12 min.
Selección Oficial 2015Kukulkán (Eclipses capítulo 1) Dir. Jorge Bordello (México -2015), 8 min.
Stitches Dir. Alonso Yañez (México -2015), 6 min.
Materia Oscura Dir. Bruno Varela (México, 2016), 9 min.
Origen de la familia y la propiedad privada en estado fílmicoDir. Daniel Valdez Puertos, (México, 2017), 4 min.
19h00: PROGRAMA DE FILMES EXPERIMENTAIS MEXICANOS CURADORIA LEC
Local: Sala de Cinema do CIC
Programa 1:
Fronterilandia, 77min, EUA, 1995Dir. Jesse Lerner y Rubén Ortiz Torres
20h30: PROGRAMA DE FILMES EXPERIMENTAIS DO COLECTIVO LOS INGRÁVIDOS, MÉXICO
Local: Sala de Cinema do CIC
PROGRAMA: HAY BATALLAS | COLECTIVO LOS INGRÁVIDOS (62’)
Fracking, 35mm & HD, 4’, México, 2018 Colectivo Los Ingrávidos Arrecife, HD , 2’, México, 2018Colectivo Los Ingrávidos
Atenco 6pm, 16mm & HD, México, 2016Colectivo Los Ingrávidos Batalla, HD, 5’, México, 2018Colectivo Los Ingrávidos
Tryptych, 35mm a HD, 26’, México, 2015Colectivo Los Ingrávidos Coyolxauhqui, 16mm a HD, 10’, México, 2017Colectivo Los Ingrávidos
Piedra de Sol, 16mm, 9’, México, 2017Colectivo Los Ingrávidos ITZCÓATL, 35mm to HD, 5’, México, 2014Colectivo Los Ingrávidos
21h45: PROGRAMA DE FILMES EXPERIMENTAIS MEXICANOS Curadoria LEC (35’)
Programa 2:
Grabado maguey, 1’27”, México, 2013Dir. Luna Marán
Fin de la existencia de las cosas, 5’40”, México, 2013 Dir. Dalia Huerta Cano
Calypso, 5’11”, México, 2016 Dir. Annalisa Quagliata
Gardel, 3’07”, Argentina, 2016Dir. Azucena Losana
Las Nubes, 20’38”, México, 2017Dir. Juan Pablo González
Dia 20/9
14h: Oficina de Intervenção Direta Sobre Super 8
profs: Moira Lacowicz & Leonardo Zito
Local: Sala de Oficina do MIS
18h: PROGRAMA NACIONAL (30min)
Local:Sala de Cinema do CIC
PROJEÇÃO EM SUPER 8
Estréia do curta-metragem experimental Movimento, Super 8, 3’22”, 2018
Duo Strangloscope
PROJEÇÕES EM DIGITAL:
“without the pit and without the pendulum”, Video-digital art, 4’20”, 2018, Dir. Juliana Hoffman & Kaue Costa
Absentismo, 10’27”, Florianópolis (Brasil), 2017, Dir. Rafael Campagnaro
Dissimulados (2016), Video-digital art, 2’57, 2016, Dir. Rodrigo Faustini
Supercomplexo Metropolitano ExpandidoVideo-digital art, 7’34, 2018,Dir. Guerreiro do Divino Amor
Debate após a sessão com os realizadores presentes
19h: Programa de longa-metragem
Estréia em Florianópolis de
Prelúdio da Fúria, digital, 60’, 2018Dir. Gilvan Barreto
20h: Performance
SILÊNCIO
De Clelia Mello, na entrada do CIC(15min)
20h15: PROGRAMA INTERNACIONAL (52min)
Local: Sala de Cinema do CIC
OROGENESIS , HD, 7’52”K, 2016Dir. Boris Labbé
Intertropical Vision, 16mm, 4’, Espanha/Venezuela, 2018Dir. Adriana Vila Guevara
Taylor Creek, HD, 2’20”, Canadá, 2017Dir. Dan Browne
Magic Wand, 2’58”, EUA, 2009Dir. Jesse McLean
The Stream VIII, 6’54”, Japão, 2018Dir. Hiroya Sakurai
Between Relating and Use(Entre Relacionamento e Uso), 16mm, gravador a laser, Ektachrome, 9’, Argentina/EUA, 2018Dir. Nazli Dinçel
Planície Meridiana (Meridian Plain), 2k vídeo, 18’, EUA, 2016Conceito, Edição e Design de Som Laura Kraning
Lixo Branco (White Trash), HD, 2’35, Argentina, 2018 Dir. Jeff Zorrilla
NN, 16mm, 2’30”, Argentina, 2017 Dir. Pablo Mazzolo
21h30: PROGRAMA NOCTILUCA SCREEN (65min)
Curadoria Sebastian Wiedemann
Local: Sala de Cinema do CIC
Tratado do ter a ver, HD, 18, Brasil, 2015 Dir. Evelyn Schuler e Alfredo Zea
Where to sit at the dinner table?, HD, 28, Portugal, 2013 Dir. Pedro Neves Marques
A Film, Reclaimed, HD, 19min, Brasil/França, 2015 Dir. Ana Vaz & Tristan Bera
22h40: ENCERRAMENTO DA MOSTRA
PDF do catálogo para download
EDIÇÕES ANTERIORES
PROGRAMAÇÃO COMPLETA - X EDIÇÃO - TERRITORIALIDADES - EDIÇÃO 2017
3 e 4.11
O SITIO
EXPANDED CINEMA - CRATER LAB*
Workshop de CINEMA EXPANDIDO
O cinema expandido é um termo cunhado por Gene Youngblood em 1960, no qual ele descreve um cinema que desenvolve ou se expande para além da consciência, na qual a projeção cinematográfica se transforma e cede para um evento sensorial, seja pela projeção de lmes em todas as suas formas ou através de ações que propõem a reinvenção do próprio dispositivo fílmico.
A partir do conceito de Cinema Expandido ou Cinema Performático, o objetivo deste wor- kshop é abordar diferentes teorias e técnicas de intervenção através de projeções com lme de 16mm e super8, ou sem película alguma.
Focaremos na manipulação da imagem e no som contido na celulóide, adquirindo um conhecimento não só do filme, mas também de instrumentos de improvisação e ação cinematográfica, baseados em luz e suas variantes / variáveis que se concretizam na flutuação luz / escuridão - som / silêncio.
A invenção, criação e apropriação de loops sonoros e visuais, com intervenção a partir de diferentes ferramentas artesanais, será a base do trabalho de improvisação na projeção.
*CRATER-LAB é um laboratório de cinema analógico autogestionado por artistas, situado em Poblenou (Barcelona).
6, 7 e 8.11
CIC
OFICINA
PHOTOFILM: CRISTAIS DE TEMPO E IMAGENS ESTRATÉGICAS
Katja Pratschke & Gusztáv Hámos*
A foto na tela do cinema invoca o futuro autônomo do passado da foto, ao mesmo tempo que invoca o futuro do presente do cinema, através das imagens: sons, música, linguagem e movimentos ou não moventes. No universo do lme fotográfico, prevalece um arranjo anti-hierárquico excepcional da mídia individual, o que muitas vezes não deixa claro o que é causado por isso. O filme fotográfico final de Chris Marker LA JETÉE (França 1962) foi o primeiro a demonstrar vividamente que o que é típico do meio cinematográfico não está esgotado pela apresentação do movimento, mas pode ser desenvolvido na estruturação e proces- samento do tempo.
Durante a oficina de três dias, os participantes terão ensinamentos para fotografar e criar seus próprios lmes. Por Fotofilmes entendemos lmes que con- sistem essencialmente em fotogra as. As fotogra as colocadas em um contexto cinematográ co criam uma experiência fílmica. Em Foto lmes, o meio lme é dissecado em seus componentes. Os autores de Fotofimes experimentam a relação entre texto, som e imagem, re etindo sobre a composição cinematográfica. Eles nos permitem “pensar“ o cinema.
*Gusztáv Hámos e Katja Pratschke, desde 1999, têm trabalhado com imagens estáticas em um contexto cinematográ co em espaços expositivos e no cinema.
8.11
Pré-abertura n'O Sítio
Horário: 18hs
Masterclass com Andre Parente & Katia Maciel
Mediação: Raquel Stolf
19:30hs
4 programas de videoarte em telas
Instalação WALDEN STREET - Duo Strangloscope
9.11
CINEMA DO CIC
Programação do MFL - Mostra do Filme Livre
Horário: 14h
Curadoria de Diego Franco
E – Alexandre Wahrhaftig, Helena Ungaretti e Miguel Antunes Ramos, 17’, 2013
Diário de Bordo – Bruna Lobo, 12’, 2016
Confidente – Karen Akerman, Miguel Seabra Lopes, 12’, 2016
As Ondas – Léo Bittencourt e Juliano Gomes, 13’, 2016
Debate com o curador após a sessão
Programa do HAMBRE
Horário: 15h
Curadoria de Sebastian Wiedemann
Reign of Silence – Lukas Marxt , 7’20”, Áustria, 2013
Mapas – Oscar Guarin Martinez, 3’21’’, Colômbia / Brasil, 2014
Aequador – Laura Huertas Millán, 19’, Colômbia / França, 2011
Ymá Nhandehetama – Armando Queiroz, Almires Martins e Marcelo Rodrigues, 8’20”, Brasil, 2009
Xapirimuu – Orssarara Collective, 6’30”, Colômbia / Brasil, 2016
Undergrowth – Robert Todd , 11’30’’, USA, 2011
Programa PHOTOFILM
Horário: 16h
Curadoria de Katja Pratschke & Gusztáv Hámos
DER UNSTÄNDIGE HAFENARBEITER (A Day in the Life of a Casual Dock Worker) – Leonore Mau, Hubert Fichte, 13‘, Alemanha, 1966
CAPITALISMO: TRABALHO INFANTIL – Ken Jacobs, 14‘, EUA, 2006
CINÉ-TRACTS – Godard & Resnais, 9‘, França, 1968
APHASIA – Li Chen, 10’, EUA, 2013 AGORA! – Santiago Álvarez, 6‘, Cuba, 1965
COMPARANDO AGORA E ENCONTRO – Nina Wiesnagrotzki, 6‘, Alemanha, 2012
A CCA REVOLUÇÕES (The Revolution Hunter) – Portugal / Reino Unido, 2014
MUITO AGRADÁVEL, MUITO AGRADÁVEL – Arthur Lipsett, 7‘, Canadá, 1961
Debate com os curadores após a sessão
O programa de filmes e a vinda dos artistas foi patrocinada pelo Instituto Goethe de Porto Alegre
Performance de Cinema Expandido
Apresentação do trabalho dos alunos, resultado da oficina do Crater Lab n’O Sítio ministrada por Luiz Macias & Adriana Vila nos dias 3 e 4 de novembro.
Horário: 17:30h
Programa PHENOMIA - CRATER LAB - Cine experimental espanhol
Horário: 18h
PHENOMIA, uma seleção itinerante e mutável que se expande por distintos espaços e contextos mais além do Crater-Lab.
Sin Dios ni Santa María/Samuel M. Delgado y Helena Girón / 2015/ 16mm (digital)/ son/ 11min
This Bogeyman / Pere Ginard / 2016 / super8 (digital) / son /color / 3min
Listen to me / Carla Andrade / 2016 / super 8 (digital) / son/ b&n-color / 7min
Answer Print / Monica Saviron / 2016 / 16mm (digital) / son / color / 5min
Film Quartet / Polyframe / Antoni Pinent / 2006-2008 / 35mm (digital) / son/ b&n-color / 9’24
Pixel Jungle / Klara Ravat / 2015 / 16mm / muda / color / 3’26 min
Psycho 60/98 /Blanca Rego / 2016 / video / sonido / color / 6’18 min
40" of a frame / Albert Triviño / 2009 / super8 (digital) / color / muda / 40” seg
The Kiss / Luis Macias / 2014 / 35mm (digital) / b&n / sonido / 8’50” min
*CRATER-LAB é um laboratório de cinema analógico autogestionado por artistas, situado em Poblenou (Barcelona).
Haverá debate com os curadores Adriana Vila & Luis Macias após a sessão
O programa de filmes e a vinda dos artistas de Barcelona foi patrocinada pela Embaixada da Espanha no Brasil e pela Sociedad Cultural Brasil-España
MASC
Abertura: 20hs
Exposição Épico Culinário, Sala de Vídeo do MASC
Videoconferência com o artista Paulo Meira e Duo Strangloscope.
O Marco Amador – sessão Las Outras, 28’, 2004
O Marco Amador – sessão Cursos, 23’, 2006
O Marco Amador – sessão 15 Minutos no Jardim de Alice, 16’, 2009
Épico Culinário – 24’, 2013
MIS-SC
4 Telas/fones com 8 programas internacionais diferentes de videoarte alternados, em
looping:
Tela 1:
Programa Now&After (Russia)
Curadoria de Marina Fomenko
Untitled – Marco Fedele di Catrano, 5’30”, Suíça, 2014
Tottori – Luca Ferri, 6’, Itália, 2016
Modus Operandi / A oat – Marina Fomenko, 8’19”, 2016
Entro(SCO)py – Marie-France Giraudon, 15’30”, Canadá, 2016
Pony – Seyit battal Kurt, 2’47”, Países baixos, 2012
biblimlen – Axandra Pirogova, 9’57’’ , Rússia, 2013
body of Knowledge – YunTing Tsai, 1’, Taiwan, 2012
Leave Me Alone – Dasha Vlasova, 2’22”, Rússia, 2013
The Home – Tushar waghela, 4’54’’, índia, 2014
Programa Códec (México)
Curadoria de Erick Tapia
San Pedro: El Libre – Sergio Hibrain bañuelos, 8’51’’, México, 2015
Narké – Adán Salvatierra, 3’15’’, México, 2014-2015
Postdata – Juan Pablo Romo Álvarez, 7’, México, 2016
Memoria – Dianela Torres, 2’22’’, México, 2015
Tormenta – Mauricio Sáenz, 5’, México, 2014
Lo que sobró del cielo – Rafael C. Ibarra, 3’, México / Portugal, 2016
Sickness – Julio Valdez, 3’, México, 2016
Tela 2:
Programa Oblíqua (Portugal)
Curadoria de Paulo b. Menezes
Mining for ringwoods – The inhabitants, 3’47”, 2016
Lótus – Tânia Moreira David, 1’06’’, SD , 2016
Vórtice – Tânia Moreira David, 6’02”, SD, 2014
Cem Raios T’Abram – 14’, 16mm (processado manualmente), 2012-2015
Landscape – Anabela Costa, 10’40”, HD, 2012
Casa – betty & Ema Outeiro, 1’32”, HD, 2012 Meia-luz – Giuliane Maciel, 5’07”, HD, 2016
Programa Video Art Miden (Grécia)
Curadoria de Margarita Stavraki
The Imaginative Space of Dance – Angela Mandilari, 3’35’’, Londres, 2003
“Vessels” – Panagiotis Voulgaris, 5’07’’, Grécia, 2012
Time Travel – Anna Vasof, 1’23’’, Grécia, 2017
Overexposed – Anna Vasof, 6’38”, Grécia, 2015
Superm’s diary-Chapter 03: You and I – Aggeliki bozou, 4’35’’, Grécia, 2015
Aiming – Anna Vasof, 53’’, Grécia, 2015
The Multiself project – Athina Souli & Stavros Symeonidis, 2’23’’, Grécia, 2014
bolsa de Arena (bolsa de areia) – Marilia Chrysospathi, 2’06’’, Grécia / Uruguai, 2014
Tela 3:
Programa Time is Love Screening (Inglaterra)
Curadoria de Kisito Assangni
S-map-Phone – Abdoul-Ganiou Dermani, 3’15’’, Togo, 2016
Teatro de Anatomia (Anatomy Theater) – Alessandro Amaducci, 4’30’’, Itália, 2012
Ecos de um Abraço Esquecido (Echoes of a Forgotten Embrace) – Apotropia, 4’, Itália, 2016
Fragmento de Memória (Fragment ed Memory) – Clara Aparicio Yoldi, 3’04’’, Espanha, 2013
Não há limite para seu amor (There is no limit to your love) – Clara Aparicio Yoldi, 4’, Espanha, 2016
O Dicionário Serial (The Dictionary Serial) – Joas Nebe - The ocean, 4’16’’, Alemanha, 2016
O Amor queima no medo (Love burns in fear) – Liliana Orbach, 10’39’’, Israel, 2011
O Prazer das Ruínas (The Pleasure of Ruins) – SN, 3’50’’, EUA, 2016
O Jogo (The Game) – Tahir Un, 2’55’’, Turquia, 2014
Não dura para sempre (It can’t Go Forever) – zlatko Cosic, 3’30’’, bósnia, 2016
Programa AXWFF (USA)
Curadoria de Lili white
DEJAR – Caitlin Díaz - 5’44’’, EUA
THE HITCHHIKER’S GUIDE TO THE SYMbIOCENE (O GUIA DO MOCHILEIRO PARA A SIMbIOCENA) – Jenny brown, 7’57’’, Austrália
EMERALD GREEN (VERDE ESMERALDA) – Carolin Koss, 14’07, Finlândia / Alemanha
ROOFTOP SHORT (CURTA DO TELHADO) – Evelin Stermitz, 2’56’’, Áustria
RESETE-ME – Rrose Present, 2’44’’, Espanha
#3- bROTO – Lili white, 6’22’’, EUA
LEMbRO DO MEU SANTUÁRIO – Juliette Liautaud, 7’14’’, França
CRONOSCóPIO – Sara bonaventura, 3’22’’, Itália
ROSE SELAVEE – Coleen Fitzgibbon, 5’
Tela 4:
Programa Visualcontainer (Itália)
Curadoria de Alessandra Arnó
weltanschauung – O mundo como vontade de representação - Matteo Pasin, 5’50”, 2016
Gaia – Sonia Laura Armaniaco, 3’50”, 2016
Migrations – Daniela di Maro, 5’13”, 2011
00:00:01:00 – Eleonora Roaro, 1’, 2016
Lapso de Vista (Lapse of View) – barbara brugola, 3’15”, 2012
Fique ou saia voando? (Stay or y away?) – Maria Korporal, 50”, 2015
A imobilidade da árvore (The immobility of tree) – Patrizia bonardi, 3’11’’, 2012
Exercício#49 (Exercise#49) – Enrico bressan, 3’25”, 2010
Movo sonambula o mundo (Muovo sonnambula al mondo) – Armida Gandini, 2’, 2012
010 - Riccardo Muroni, 11’11”, 2015
Res Nullius – Cristobal Catalan, 3’46”, 2014
Temporário (Temporary) – Elisabetta di sopra, 5’, 2013
Programa Ibrida (Itália)
Curadoria de Francesca Leoni
“The Struggle for power the fox and the wolf ” – Elena bellnatoni, 8’44’’, Itália
“Ego - Crazia” (Chapter 1) – Francesca Leoni, 8’25’’, Itália
“Challenge” – Elisabetta Di Sopra, 2’50’’, Itália
“Person-A” – Francesca Leoni e Davide Mastrangelo, 4’20’’, 16:9, Itália
“Individuazione” (Identi cação) – Francesca Lolli, 3’04’’, Itália
“Pneuma” – Antonello Matarazzo, 2’32”, Itália
“The Cage” – Marcantonio Lunardi, 5’45”, Itália
“Snags in Palladio” – Michele Manzini, 6’38”, Itália
“Dov’era che non ero” – Salvatore Insana, 5’34”, Itália
Abertura oficial da 10a edição da Strangloscope – Mostra Internacional de Áudio, Vídeo/Filme e Performance Experimental no CIC
Falas de abertura + Abertura das exposições de Videoinstalação e Videoarte em telas no MIS/SC
Horário: 19h30
Programa sala de instalação
Instalação Arthur Tuoto
Horário: 20:00
Performance de Encerramento da noite: R.I.S.C.O.
Horário: 22h
10.11
CINEMA DO CIC
I ENCONTRO INTERNACIONAL DE CURADORES E PROGRAMADORES DE VIDEOARTE E CINEMA EXPERIMENTAL
Horário: das 14h às 17h
Local: Cinema do CIC
Programas em Sala de Cinema:
Local: Cinema do CIC
Programa MARFICI
Horário: 17h
Curadoria de Verónica Paz – Oscar Álvarez – Jorge Cappelloni*
FAHRENHEIT 4.33 – Fred L’Epee, 13’, Suíça, 2016
INTEMPÉRIE – Luján Montes, 9’, Argentina, 2014
HISTÒRIA D’UN OBJECTE – Carlota Castells Puig, 10’, UK, 2015
HERI PRIMUN – Camelia Mirescu, 3’18’’, Itália, 2016
MOI MEME – Ty Bess, 2’51’’, Reino Unido, 2011
ABECEDARIO / R – Colectivo Los Ingrávidos, 12’, México, 2014
*Verónica Paz – Oscar Álvarez – Jorge Cappelloni são programadores do Festival MARFICI.
Programa YURI FIRMEZA
Horário: 19h
RISCO Cinema - FILMES YURI FIRMEZA
curadoria de Luiz Garcia
Cisão – Yuri Firmeza, 12’, Brasil, 2016
Entretempos – Frederico Benevides e Yuri Firmeza, 7’, Brasil, 2015
Nada É – Yuri Firmeza, 34’, Brasil, 2014
debate com o curador Luiz Garcia após a sessão
FOCO ANDRÉ PARENTE
Horário: 20h30
Dona Raimunda - André Parente, 6’57’’, Super-8, Brasil, 1977-2015
Ilhas de Pedra - André Parente, 6’52“, HD, Brasil, 2016
O Vento Sopra Onde Quer - André Parente, 10’47”, foundfootage, 2015
Circuladô - André Parente, 5’14’’, Brasil, 2007
André Parente (www.andreparente.net) é cineasta, artista e pesquisador do cinema e das novas mídias.
debate com o artista com mediação do Duo Strangloscope após a sessão
FILME-PERFORMANCE: MESMO O SILÊNCIO É CAUSA DE TEMPESTADE
Adriana Vila & Luis Macias Crater Lab, Barcelona
Horário: 22h
MASC
Exposição Épico Culinário de Paulo Meira, Sala de Vídeo do MASC
MIS-SC
4 Telas/fones com 8 programas internacionais diferentes de videoarte alternados, em looping*:
Tela 1:
Programa Now&After (Russia)
Programa Códec (México)
Tela 2:
Programa Oblíqua (Portugal)
Programa Video Art Miden (Grécia)
Tela 3:
Programa Time is Love Screening (Inglaterra)
Programa AXWFF (USA)
Tela 4:
Programa Visualcontainer (Itália)
Programa Ibrida (Itália)
*Os programas completos estão especificados acima no dia 9
Uma árvore, INSTALAÇÃO KÁTIA MACIEL
conversa com a artista
Horário: 18h
11.11
CINEMA DO CIC
Programa LEC
LEC – laboratório de cine experimental MÉXICO (Elena Pardo & Morris Trujilo)*
Horário: 15h
350 MYA – Terra Long, 5’, Canadá / Marrocos, 2016
Tempo Ar – Bruno Varela, 29’, México, 2014
Sonho de Arizona – Lourdes Villagómez, 8’, México, 2010
Paradox of Praxis 5 – Francis Alÿs, México, 2015, 8’
Almanaque Lunar – Malena Szlam, 4’, Canadá / Chile, 2013
Matamoros – Edgardo Aragón, 22’, México, 2009
Olhar plano – Andrés Jurado, 7’, Colômbia, 2017
Desaparecer – Elena Pardo, Manuel Trujillo, 4’, México, 2017
Elena Pardo e Manuel Trujillo (Morris) são criadores do LEC Laboratório Experimental de Cine - México
debate com a curadora Elena Pardo, México
ProgramaCURTA OITO
Festival Internacional de Curta Oito de Curitiba
Horário: 16h30
Curadoria de Fábio Allon*
O Cinema segundo Luiz Rô – Renato Coelho, 3’20’’, Super-8, Brasil, 2013
Visão 2013 para Roberto Piva – Priscila Betim, 3’20’’, Super-8, Brasil, 2013
Vermelho 02 – Débora Zanatta e Eleniza Dezgeniski, 3’20’’, Super-8, Brasil, 2015
Collide-o-scope – Naren Wilks, 3’09’, Super-8, Reino Unido, 2010 - (projeção digital)
Ensaio – Rodrigo Cook, 3’09’’, Super-8, Reino Unido, 2012
Olhar Espelhar – Mateus Almeida, 3’09’’, Super-8, Brasil, 2015
Tudo Cabe – Camila Battistetti, 3’09’’, Super-8, Brasil, 2012
For Plus-X – Paulo Abreu, 2’45’’, Super-8 (projeção digital), Portugal, 2010
Insomnia – Ernesto Baca, 5’36’’, Super-8 (projeção digital), Argentina, 2016
Plant in my head – Pedro Maia, 10’38’’, Super-8 (projeção digital), Portugal, 2013
Película Sudorosa I – David Domingo, 10’30’’, Super-8 (projeção digital), Espanha, 2009
*Fábio Allon é diretor, roteirista, curador de filmes e um dos organizadores/realizadores do Curta Oito – Festival Internacional de Curta Oito de Curitiba
Programa EIFF
EDIMBURG INTERNATIONAL FILM FESTIVAL
Horário: 19h
Curadoria de Kim Knowles*
Barulho Abjeto (Abject Noise) – Bea Haut, 3’, UK, 2014
Atração (Attraction) – Martha Jurksaitis, 11’, Reino Unido, 2014
Alinhamento (Aligning) – Jenny Baines, 3’, Reino Unido, 2013
Mancha Dupla (Double Dapple) – Mary Stark & David Chatton Barker, 3’, Reino Unido, 2016
Primal – Vicky Smith, 10’, Reino Unido, 2016
Para Maynard (For Maynard) – Tanya Syed, 26’, Reino Unido, 2016
*Kim Knowles programa a vertente experimental Black Box do Edinburgh International Film Festival desde 2009.
debate com a curadora Kim Knowles após a sessão
FOCO HELDER MARTINOWSKY
Horário: 20h30
programa filmes 16mm e performance do artista sob curadoria do Duo Strangloscope
RIVER FILM – TWENTY FOUR HOURS – Helder Martinovsky, 13’, 16mm, 2017
RIVER FILM - cíclico perpétuo 2.2 – Helder Martinovsky, 16’26’’, 16mm (projeção digital), 2013-2016 (Peça sonora executada com contra-baixo acústico)
RIVER FILM 4 – Helder Martinovsky, 5’56’’, 16mm, 2011-2013 (Peça sonora com “hurdy-gurdy)
debate com o artista e com os curadores após a sessão
MASC
Exposição Épico Culinário de Paulo Meira, Sala de Vídeo do MASC
MIS-SC
Tela 1:
Programa Now&After (Russia)
Programa Códec (México)
Tela 2:
Programa Oblíqua (Portugal)
Programa Video Art Miden (Grécia)
Tela 3:
Programa Time is Love Screening (Inglaterra)
Programa AXWFF (USA)
Tela 4:
Programa Visualcontainer (Itália)
Programa Ibrida (Itália)
*Os programas completos estão especificados acima no dia 9
Impermanência, INSTALAÇÃO DE CLÉLIA MELLO
conversa com a artista
Horário: 18h
Miragem – Música Eletrônica Orgânica Diogo de Haro
Horário: 22h
12.11
CINEMA DO CIC
Programa Move Cine Arte
Horário: 15h
Amarillo Ramp – Bill Brown and Sabine Gruffat, 24’09’’, USA, 2016
A Deusa Branca – Alfeu França, 30’53’’, Brasil, 2014
O MOVE CINE ARTE é um festival internacional de cinema dedicado exclusivamente à exibição de filmes de arte e sobre arte. Andre Fratti Costa e Steve Bisson são curadores e diretores artísticos do MOVE CINE ARTE 2017.
Programa BIM
Horário: 16h
Distância – Joaquín Pedretti, 8’8’’, Argentina, 2009-2016
Ezeiza – Cristina Motta, 10’40’’, Argentina, 2013
Oito construções imaginadas por oito operários de construção – Eliana Otta Vildoso, 5’, Peru, 2012
Huancayo – Camila Donata Ciccone, 37’, Argentina, 2014
A Bienal da Imagem em Movimento (BIM) é um espaço dedicado inteiramente à criação audiovisual experimental. A intenção é criar um ambiente adequado para a exibição de obras audiovisuais, bem como proporcionar um espaço de reflexão sobre as questões estéticas que implicam essas práticas.
Resultado oficina Photofilm
Horário: 17h
Projeção dos trabalhos realizados pelos alunos da oficina de Katja Pratschke & Gusztáv Hámos (oficina ministrada gratuitamente nos dias 6, 7 e 8 de novembro)
Programa Territórios e fronteiras de cinema experimental
Horário: 19h
Curadoria de Lau Focarazzo
Post Diosa Mexicana – Ernesto Baca, 3’02’’, Super-8, Argentina, 2017
S/T -5’15’’ – Benjamín Ellenberger, Super-8, Argentina, 2016
359 Diapositivas 2013 - 2016 – Leonardo Zito, 3’36’’, 35mm/HD, Argentina, 2016
Água Viva – Luciana Foglio, 8’07’’, Super-8, Argentina
Metria – Melisa Aller, 3’30’’, Super-8, Argentina, 2014
Ánima (Spirit) – Clara Frías, 6’30’’, filme/video, Argentina, 2015
Fotoxidação – Pablo Mazzolo, 13’, Super-8, Argentina, 2013
Debate com a curadora após a sessão
FOCO KIKA NICOLELA
TIDELANDS – 62’, Coréia do Sul / Brasil, 2014
Horário: 20h
debate com a artista Kika Nicolela e mediação Duo Strangloscope
MASC
Exposição Épico Culinário de Paulo Meira, Sala de Vídeo do MASC
MIS-SC
Tela 1:
Programa Now&After (Russia)
Programa Códec (México)
Tela 2:
Programa Oblíqua (Portugal)
Programa Video Art Miden (Grécia)
Tela 3:
Programa Time is Love Screening (Inglaterra)
Programa AXWFF (USA)
Tela 4:
Programa Visualcontainer (Itália)
Programa Ibrida (Itália)
*Os programas completos estão especificados acima no dia 9
Seres Afetuosos, INSTALAÇÃO de TiroTTi
Conversa com o artista
Horário: 18h
Programa Timeline (Brasil)
Horário: 21h
debate com o curador após a sessão
Performance Sonora Helder Martinowsky & Rafael Schlichting
Horário: 22h
*DISTRIBUIÇÃO EXEMPLARES ANECOICA
2 instalações fixas:
CARTAS PARA ABRIR Pati Peccin e Sarah Pusch
IN NATURA Duo Strangloscope
PDF do catálogo para download
(PROGRAM I - PERFORMÁTICOS)
……………………….. - DUO STRANGLOSCOPE
Performance Live Cinema com a participação dos performers Iam Campigotto
1000 PLATEAUS (2004-2014)
Steven Woloshen
Canada / 2014 / 3' 21''
INFLAMÁVEL
Mariana Bley e Rodrigo Abreu
Brasil / 2014 / 9'
FORGET ME NOT, AS MY TETHER IS CLIPPED
Zachary Fabri
USA/ 2012 / 14' 50’'
THE GREAT O
Lisa Jeannin&Rolf Schuurman
Suecia/ 2012 / 5'
AQUELE CARA
Dellani Lima
Brasil(MG)/ 2013/ 19’
DISPOSITIVO CINEMATOGRÁFICO-LA BEAUTÉ DES IMAGES
Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting
Brasil(Florianópolis)/ 2011/ 5’
(PROGRAM II - BLACK BOX)
Dérive,
(Rodrigo Ramos)
Performance sonora
NOTHING TO ADJUST
Duo Strangloscope (Rafael Schlichting e Cláudia Cárdenas)
Florianópolis/ BRA(5-08-2014)
FRAGMENTOS #1 (10’, EXP, 2013)
Pedro Ferreira
Poland, Portugal
Sound, music: Derme
VERNISSAGE (2011, HD, 11')
Daniel Kötter
with Pan Zdzislaw
Ujazdowski Castle Warsaw
TZARA I (2’20”)
Guillaume Vallée
Montreal, Canada
TRANSFORMATION (2014, 16mm, 3’19“)
Klara Ravat
by Klara Ravat with music by Richard Eigner
2014 I 3 min I 16mm I color I digital sound I 24 fps
DOUBLE BIND #3 (Video from the Performance 2013, 3’50”)
Gilivanka Kedzior & Barbara Friedman
REDEMOINHO-POEMA (extrato do media-metragem – de 43:53 a 46:52 – 2’59”)
Gabriel Sanna e Lucia Castello Branco
CARTA A PERO VAZ DE CAMINHA(2014, 16MM, 3’)
Rafael Schlichting&Cláudia Cárdenas
DUO STRANGLOSCOPE
(PROGRAMA III - CINEMA AS WITCHCRAFT)
FEMMES (2012)
Tânia Dinis
Super8 / 5’21 / Portugal
AUDITION (2011)
Esther Urlus
3'15 min, 16mm hand processed and printed colour print stock
Rotterdam
SPECULUM (2014)
Richard Ashrowan
Single channel HD digital video
17m17s / Scotland-Italy-USA
PASSEIO NOTURNO
Melissa Dullius e Gustavo Jahn
HD digital video
5’22 / Berlin
SPECIF GRAVITY (2010)
Lau Focarazzo
2’50 / 16mm
Buenos Aires
ORPHEUS (OUTTAKES)
Mary Helena Clark
6’09 / footage from Cocteau's Orphée, Optically Prints
Oakland, California
REVLON/CLINIQUE/OPI REDUX
Kate Ewald
1’58 / 16mm Handmade Film
Baltimor, Maryland
UNFORTUNATELY IT IS PARADISE
10:21 / HD digital video
Ralitsa Doncheva
Montreal
ÉTANT DONNÉS
05:01 / HD digital video
Duo Strangloscope
Brasil
(PROGRAMA IV - FEST MIDEN - SIX )
Festival Miden presents a special tribute to Greek video art at Florianopolis, Brazil,
invited by Strangloscope.
6 videos from Greek artists were selected for this special presentation.
The program is entitled SIX and is curated by Gioula Papadopoulou.
Participant artists/works:
1. Mary Zygouri, Zoopoetics | Zoopolitics, Greece/Italy 2007-10, 7.50
2. Thanasis Tsimpinis, DUST, Greece 2014, 7.45
3. Petros Koublis, In Limbo, Greece 2011, 8.16
4. Manolis Iliakis, IN BETWEEN, Greece 2008, 7.42
5. Martha Zoupa, Metapoiesis, Greece 2012, 9.13
6. Katerina Athanasopoulou, Apodemy, Greece/UK 2012, 5.08
A special program prepared by KINEČKO film magazine of Slovakia
LIFT (1974 ) - Vladimír Havrilla
8mm frame by frame - 6’29/ Czechoslovakia
THE PLANET OF THE LEPIDOPTERS (1984)
Lubomír Remo / 7.05 min
A treasure of Slovak independent 8mm filmmaking.
THE VIRUS (2010) - Robo Pányi
Found footage film - 4’00 / Slovak
CUT YOUR OWN (2012)
SNPtopia - 3’12 / Slovak
KKK (2012)
Jan Daňhel, Martin Ježek, Miroslav Bambušek
FRAGMENT / STATIONS OF THE CROSS / DISK
77’ / Slovak
TIME GAP (2014) DUO STRANGLOSCOPE
Super 8mm + HD 10’58 - Detroit US / BRA
River Film 4 (2014) Helder Martinovsky
4’12 / 16mm / Florianópolis / BRA
Super8mm Clip
DUO STRANGLOSCOPE
MÚSICA -- Monge, Perereca, Pirulito
IRMÃOS PANAROTTO
Live Performance
(PROGRAMA VI - LOOKING BACK)
1000 PLATEAUS (2004-2014)
Steven Woloshen
Canada / 2014 / 3' 21''
THE GREAT O
Lisa Jeannin&Rolf Schuurman
Suecia/ 2012 / 5'
DOUBLE BLIND #3
Gilvanka Kedzior & Barbara Friedman
FRANÇA/ 2013/ 3' 50”
VERNISSAGE
Daniel Kotter
ALEMANHA/ 2011 / 11'
SPECULUM
Richard Ashrowan,
ESCÓCIA / 2014 / 17:19
UNFORTUNATELY IT IS PARADISE
Ralitsa Doncheva
CAN (Montreal) / 2011/ 10’ 21”
APODEMY
Katerina Athanasopoulou
Greece/UK / 2012 / 5’08”
PARKING AREA (PRÉ ESTRÉIA)
Duo Strangloscope (Rafael Schlichting & Cláudia Cárdenas)
DETROIT - USA / 2015 / 5’ 21’’
(PROGRAMA VII - 50 YEARS OF SUPER 8)
SALA 1 - DIGITAL SCREENING
INTERMISSION, de Azucena Losana - MEX/ARG
SHOULD Marcy Saude
Z (NOT ZED), de Saul Levine - USA
DUELO, de Daniel Lima Santiago - BRA
SHUTTERED CUT, de Alexandra Morales - REP. TCHECA
PRADELNA (WASH HOUSE), de Alexandra Morales - REP. TCHECA
DIEGO, de Brandon Walley - USA
DEAR, de LAu Focarazzo - ARG
QUEEN'S QUAY, de Stephen Broomer - CAN
WINDOWS, de Rita Piffer - BRA/USA
ARCO DA VELHA, de Tânia Dinis - POR
SALA 2 - SUPER 8 SCREENING
NOW THAT I AM HERE, de Clelia Mello - BRA
SWEET HOME, de Pedro Merege - BRA
IAIA ET LENI, de Eugenia Castello - BRA
CELESTE, de Rodrigo Grota - BRA
FACES, de Cristiano Burlan - BRA
PONTO FRIO.COM, de Ines Cardoso - BRA
QUAL A MELHOR MANEIRA DE SE CONECTAR AS PESSOAS,
de Eder Santos Jr. - BRA
ULTIMO TREM, de Joel Pizzini - BRA
DOMINGO NO PARQUE, de Gustavo Spolidoro - BRA
sonorizado pelo trio Ops
ZEN FOR DOG, de Helder Martinovsky - BRA
ACHTUNG, de Duo Strangloscope - BRA/ ALE
SPEECHLESS, de Duo Strangloscope - BRA
METAMORFOSE DE NARCISO, de Duo Strangloscope - BRA
CABINE - SESSÃO DESBUNDE
AMOR E OUTRAS CONSTRUÇOES, de Gustavo Vinagre
DELETE DELEITE, de Karen Black e Ana Izabel
Fernando Aguiar
FALOS E BADALOS, de Anita Rocha da Silveira
LAGOA REMIX, de Leonardo Mouramateus
MATA ADENTRO, de Claudia Priscilla, Hilton Isabel Lacerda
e Rodrigo Bueno
O SANGUE DE JESUS TEM DENDE, de Daniel Lisboa,
SEM TITULO, de Nino Cais
Y, de Dácio Pinheiro e Stefan Fähler
SELECTED WORKS
VIII STRANGLOSCOPE - FEMININE BEYOND GENDER
ACTION PAINTING NO. 1 / NO. 2 - Krefer & Turca
All That is Left Unsaid - Michele Pearson Clarke
Anywhere But Here - Shubhangi Singh
Azil (Asylum) - Marko Milicevic
Barbie French Revolución - Azucena Losana y Sebastián Martinez Toro
Before the Portrait - Karissa Hahn
Behind the Torchlight - Emily Drummer
BROKEN TONGUE - Mónica Savirón
Calendar Girls - Lisa Birke
Cut Out - Guli Silberstein
De Dentro para Fora - Livia Sá
De repente Barbara - Guerreiro do Divino Amor
E215. - Scott Willis
FUCKING HIM - Adrian Garcia Gomez & C.O. Moed
FROM ALLY TO ACCOMPLICE - Kelly Gallagher
Her Silent Seaming - Nazli Dinçel
[ INSIDE ] - [ RED BIND - Gilivanka KEDZIOR & Barbara FRIEDMAN ]
La Grande Safae - Randa MAROUFI
Lísty od Mami/Letters from Mom - Asia Dér
Losing the thread - Vivian Ostrovsky
M Λ Ƭ Ʋ L L Λ - SONIA LAURA
METAMOR(PH) - Eleonora Manca
Mundo - Karina Zen
O bloqueio - Isabel Cordovil
OCCIDENTE - Ana Vaz
On being an Angel - Monika K. Adler
Orgasmatique, Dramatique, Horror - Melissa Bruno
Origen del Mundo - Rrose Present
Orwo Foma - Lia Letícia e Karen Black
Pearl Pistols - Kelly Gallagher
Primeiroassedio - Marcelo Tabach
Pulling Up Roots – Cecelia Condit
Reverse Metamorphosis - Eleonora Manca
ROOM THOUGHTS - Evelin Stermitz
Sexo frágil?! - Júlia Franz
SIMPLE WORK OUT - Natasha Papadopoulou
STICK IT -Stefan Ramírez Pérez
The Road to Kalmar - Margaret Rorison
The Uninvited - Laura Focarazzo
The Waltz - Maria Felix Korporal
Vía Láctea - Xisela Franco
Vis a Vis - Abigail Child (invited artist)
What beauty feels like - Fenia Kotsopoulou