Pedra e flor - o enigma do rosto
Existem realidades que escapam ao poder totalizante da razão e seu poder constituinte.
O rosto como inquietude e enigma, a pedra e a flor nestes filmes criam, no conjunto, um fio tênue de sentido partilhado. Petrificar quem a olha de frente, cara a cara, o seu rosto, é um atributo da Medusa. Diferenças entre línguas e culturas, muitas vezes, fazem do rosto do outro miragem e abismo. Na forja das imagens fogo descobriremos diferentes modos de criar a partir de pequenos elementos brutos e naturais um conjunto de obras fílmicas que não pedem a nós que as decifremos, muito embora, sem dúvida alguma, nos devorarão.
steinrunnin (petrified)- Chris Paul Daniels (Islandia, 10’30”)
"Steinrunnin (petrificado)" é uma exploração lírica das erupções coletivas e culturais em comemoração ao quinquagésimo aniversário da erupção vulcânica nas Ilhas Westmann (Sul da Islândia). O vulcão entrou em erupção inesperadamente nas primeiras horas da manhã de 23 de janeiro de 1973, levando à evacuação imediata e segura da população local de 5000 pessoas.
Usando observações de filme analógico da ilha e de outros locais contemporâneos de erupção na Islândia como ponto focal, "Steinrunnin" mapeia conotações do pessoal para as mais amplas de histórias culturais e ecológicas.
Filmado no verão de 2021, logo após as primeiras ondas da pandemia de covid-19, a obra contrasta o tempo profundamente geográfico com as réplicas comunitárias, impactos e recuperação de eventos singulares e inesperados.
Medusa e o Abismo - Felicidade Palma (EUA, 11’)
Noções de pertencimento e a ética das viagens são questionadas por meio de ritos e rituais femininos, apontando para a presença pervasiva e contraditória da história e do mito na Sicília contemporânea.
The Floating Gardens (Os Jardins Flutuantes)- Los Ingravidos (Mexico, 5’)
Esta é a visão das "chinampas", a vida agitada nos jardins flutuantes, um sistema ancestral de cultivo audiovisual.
Estrangeira (she-foreigner)- Rebeca Moure (Brasil, 4:53)
"Sim, nós somos, ainda somos, pessoas deslocadas, mesmo hoje. E o mundo está cheio de nós. Todos os continentes estão cheios de pessoas deslocadas." - JONAS MEKAS
(em exílio, ao revisar antigas filmagens de família em Super 8, ela descobre que esse deslocamento sempre foi seu próprio.)
Saline (Salina)- Anne Marie Bouchard (Canadá, 3’)
Composto por loops visuais e sonoros, este trabalho explora texturas orgânicas relacionadas a imagens gravadas em Gaspésie em 1966. A câmera nervosa do meu avô, combinada com sua fascinação por certos movimentos inofensivos, ressoa com minha prática artística. Um workshop de criação de filmes orgânicos à base de algas me deu o pretexto para brincar com essas imagens, permitindo-me trabalhar o filme de forma orgânica e ecológica, mas também lúdica. O workshop oferecido pela TAIS - Toronto Animated Image Society me deu a desculpa e o estímulo para criar este curto experimento. Vladimir Konic imaginou durante um período de confinamento um método para criar e digitalizar um filme feito de algas. As texturas e cores criadas com essas tintas e filmes orgânicos me fascinaram. Sua combinação com imagens de arquivo de família recentemente digitalizadas aconteceu de forma natural. O que poderia ser mais natural do que combinar imagens de Gaspésie com texturas de algas? O processo combina tecnologias analógicas e digitais, filme 8mm e filme orgânico. A trilha sonora vem de fragmentos não utilizados de outros projetos.
The Winter of Eternity - Patrick Muller (Alemanha, 8’10”)
Qual é o significado da vida? Como encontro o meu caminho? Em sua obra de filosofia existencial "CITADELLE", Antoine de Saint-Exupéry nos dá respostas desconfortáveis postumamente.
The Hollow (O Vazio) - Jean-Jacques Martinod & BrettaWalker (EUA, 14’37”)
Um recluso artista de vidro vive em solidão dentro das densas e nebulosas florestas do sul dos Apalaches e das infernais chamas de uma fundição. Um estudo cinematográfico sobre a alquimia das montanhas e sua relação com o fogo.